Fringe



A Série

Fringe (Fronteiras, no Brasil) é uma série de televisão criada por J.J. Abrams (mesmo criador de Lost e Alias). A série tem uma mistura de Arquivo X e Lost. Foi lançada no dia 9 de setembro de 2008. Em 1° de outubro de 2008, foi anunciado a encomenda de uma temporada completa da série, que assim passou de 13 para 22 episódios, mas foi encurtada para 20 episódios, se encerrando em 12 de maio de 2009. A segunda temporada fez grande sucesso nos Estados Unidos e estreou em 17 de setembro de 2009. Em 6 de março de 2010, a FOX renovou Fringe para sua terceira temporada, o que foi confirmado em 8 de março. No mesmo dia, foi anunciado que seria uma temporada de 22 episódios, assim como a segunda temporada, e o episódio de estréia da nova temporada iria ao ar no dia 23 de setembro de 2010. A série está em exibição nos Estados Unidos. No Brasil você confere a mesma a partir do dia 2 de Novembro no canal da Warner.

Fringe é um drama que explora a tênue linha entre a ficção científica e a realidade. Quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI "Olivia Dunham" (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial "John Scott", quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o "Dr. Walter Bishop" (John Noble), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a "Peter Bishop" (Joshua Jackson), o estranho filho de Walter.
Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva de uma megacorporação chamada Massive Dynamic, "Nina Sharp", esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, "Phillip Broyles", "Astrid Fansworth" e "Charles Francis", vai descobrir que o que aconteceu com o voo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante.

1ª Temporada

Por todas as partes do planeta, uma série de acontecimentos chamados de "O Padrão" (como, por exemplo, um bebê que é concebido, parido e morto de causas naturais em questão de horas) que tem razões e origens desconhecidas, ocorre. "Olivia", "Peter" e "Dr. Walter" investigam esses eventos. A Massive Dynamic, uma megacorporação, está conectada com os casos. Seu inimigo é ZFT (Zerstörung durch Fortschritte der Technologie), uma organização bioterrorista que está por trás de todos os estranhos acontecimentos, a fim de se preparar para uma guerra tecnológica destrutiva. No meio do enredo, foi desenvolvida uma droga, chamada Cortexiphan, que foi desenvolvido por Walter e seu parceiro, "William Bell" (fundador e CEO da Massive Dynamic), com a qual Olivia e várias outras crianças foram tratadas. A primeira temporada se encerra com o encontro de Olivia e William Bell em um universo paralelo, onde, entre outras diferenças, o World Trade Center não foi destruído pelos ataques de 11 de setembro.

2ª Temporada

No episódio de abertura da segunda temporada, Olivia retorna da viagem ao universo paralelo, mas não consegue se lembrar de nada. Ela é perseguida por um "Transmorfo" assassino designado para descobrir o que William Bell disse a ela e depois matá-la. "Charlie Francis" acaba morto e substituído pelo Transmorfo, sem o conhecimento de ninguém. Eventualmente Olivia lembra sua conversa com Bell, que lhe disse que uma "grande tempestade" está chegando e que é Olivia quem deve impedi-la de se tornar realidade. Bell diz a Olivia para ter certeza de que ela impeça os Transmorfos de achar um homem que poderia ajudá-los a destruir o universo. Olivia descobre que Charlie está morto, e que o homem que ela pensa que é ele é na verdade o Transmorfo. Olivia mata o Transmorfo, mas não antes sem querer dizer-lhe a localização do homem que os Transmorfos estão procurando, "Thomas Jerome Newton". No episódio 10, o motivo da loucura de Walter é revelado. Bell havia removidos pedaços de seu tecido cerebral para ocultar suas memórias de como abrir uma porta para outro universo. No entanto, Thomas Newton encontra essas peças e as liga ao cérebro de Walter por um curto tempo para descobrir como abrir a porta, e após obterem a informação o tecido morre.
Depois de recuperar o conhecimento, Newton testa o processo, trazendo um edifício do universo alternativo para este, que, como Walter já tinha percebido, fará com que um edifício aleatório de mesma massa seja enviado para o universo alternativo num curto período. Walter implora que Olivia tente recuperar suas "habilidades", provocadas por suas experiências com Cortexiphan na infância, para detectar objetos a partir do universo alternativo. Olivia é capaz de redescobrir a sua habilidade na hora exata em que o prédio é enviado, conseguindo salvar todos seus habitantes. Depois, ela descobre que Peter é do universo alternativo, um fato que Walter pede que ela para não revele a ele. Peter descobre esse fato sozinho, quando o "Walternativo", que é o Secretário de Defesa dos EUA, chega á esse mundo com a ajuda de Newton e oferece a Peter a opção de voltar para casa. Os Observadores avisam á Olivia que Peter pode ser a chave para o fim do mundo, juntando-o á uma estranha máquina. Com a ajuda de outras três cobaias dos testes com Cortexiphan (Nick Lane, Sally Clark e James Heath, que acabam morrendo mais tarde no mesmo episódio), Olivia e Walter atravessam para o "outro lado" para tentar impedir o Walternativo de destruir os dois mundos, onde eles encontram William Bell. Enquanto Walter e Bell fazem as pazes e se preparar para uma viagem de volta ao universo que pertencem, Olivia é capaz de interceptar e deter a Olivia alternativa ("Bolívia") e se disfarça a fim de resgatar Peter. Peter, percebendo que Walternativo pretende usar sua bio-assinatura-pessoal para destruir os universos, aceita voltar com Olivia. Enquanto se preparam para voltar, o grupo encontra a equipe Fringe-alternativa, e no meio do tiroteio, Bolívia troca de lugar com Olivia. Bell se sacrifica para fornecer energia suficiente para os três para voltar, sem saber que Olivia foi capturada, e que Bolívia está indo com eles. Peter e Walter fazem as pazes em casa, enquanto a Bolívia faz contato com o universo alternativo, assegurando-lhes que sua infiltração foi bem-sucedida. Na última cena da temporada, é revelado que Olivia está presa em uma cela de privação sensorial no universo alternativo.
Nessa temporada foi exibido em 11 de janeiro de 2010 um episódio perdido da primeira temporada. A Fox não anunciou o motivo, mas postou em seu site que o episódio tanto pode ser um episódio perdido como pode se passar num universo paralelo. A Fox confirmou em seu site que Unearted se passava num universo paralelo, apesar de dias antes ter confirmado que era um episódio perdido da primeira temporada.

3ª Temporada

Dando continuidade ao final da segunda temporada, Olivia, ainda presa no outro universo, torna-se cobaia de testes de Walternativo que, injeta as memórias de Bolivia em sua mente, com o intuito de fazê-la acreditar ser Bolivia, visando descobrir como é possível que Olivia consiga viajar entre universos sem consequências. Apesar de conseguir fugir, os testes fazem efeito e, Olivia passa a acreditar que é Bolivia. Mais tarde, durante um caso Fringe no "outro lado", ela tem visões de Peter e Walter, voltando a duvidar de sua identidade.
Enquanto isso, em nosso universo, a verdadeira Bolivia se adapta à nova realidade, fingindo ser Olivia, mas secretamente trabalhando com Newton, para recuperar partes da máquina do "outro lado", vista na season finale da segunda temporada. Mesmo enfrentando algumas crises de consciência em determinados momentos, Bolivia continua com seguindo o plano de Walternativo.

4ª Temporada

Em andamento. (Sinopse em breve)

.